quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Um breve apanhado sobre a história da imprensa


A comunicação sempre se fez presente em todos os estágios de evolução humana. Ainda da Idade da Pedra, data a primeira manifestação de comunicação do homem: a Arte Rupestre - arte em rochas. As pinturas nas paredes das cavernas do período Paleolítico representam esse antigo anseio do ser humano pelo ato de comunicar.

Com o crescente desenvolvimento do "Homo sapiens", o número de informações aumentou sobremaneira e a forma de repasse de tais informações, por conseguinte, se especializou. A fabricação do papel por chineses, no século VI a. C., propiciou o florescer da cultura. Mas somente com a invenção da imprensa por Gutenberg, em 1438, a propagação da informação ganhou um fabuloso impulso.

A partir do século XV, então, os novos acontecimentos políticos, econômicos ou sociais, do Ocidente, passaram a ser registrados em papeis que circulavam nas áreas mais habitadas de cada país. Surgem, pois, as primeiras impressões efêmeras da humanidade: as gazetas, com informações úteis sobre a atualidade; os pasquins, folhetos com notícias sobre desgraças alheias e os libelos, folhas de caráter opinativo. Da combinação destes três tipos de impressos resultaria, no século XVII, um gênero intitulado jornalismo.

A origem do jornal se deu em solos ingleses, franceses, alemães e, mais tardiamente, em terreno norte-americano. Naturalmente, o crescimento do impresso periódico ocorreu de forma distinta, em cada nação. Contudo, o jornalismo em geral sofria rígidos controles do governo, o qual impunha leis severas para o seu funcionamento. Era a censura que começava a travar o pleno progresso dos impressos.

À medida que o jornal instigava seus leitores a pensar, a estimular seu senso crítico e a debater sobre a política vigente, a imprensa era vista por autoridades do Estado como prejudicial ao seu governo.

Surgiu, pois, na Inglaterra, a lei que impunha que todo jornal deveria pagar um selo para ter a permissão de circulação, o que por seu turno, fez aumentar o preço do exemplar e diminuir a sua venda. A imprensa da França viveu sob a autorização prévia, ou seja, todo o conteúdo do jornal era, assim, supervisionado por uma organização corporativa antes de ser publicado. Estados Unidos e Alemanha também padeceram com severos controles do Estado o que lhes condenou, assim como nos outros países, a ter uma vida medíocre com a publicação de assuntos de pouca relevância.

Tal cenário, no entanto, se transformou após a Revolução Francesa. Pois foi a partir dela que o jornal de todo o mundo pode demonstrar a sua real função social. Os inúmeros fatos advindos com a Revolução propiciaram uma enorme curiosidade por parte das pessoas, o que ocasionou um considerável aumento do público leitor. Este era, então, o impulso que a imprensa necessitava para a sua própria promoção, ainda que os olhares repressores não deixassem de se recair sobre os escritos impressos.

Outro fator significativo para a evolução do jornalismo foi a industrialização. A crescente mecanização tornou o processo de impressão mais rápido, mais barato e dinâmico. Logo, o público leitor aumentou consideravelmente. O século XIX é um marco divisório para toda a imprensa mundial, pois datam desse período as primeiras grandes inovações do jornal.

Nos Estados Unidos, o progresso da imprensa possibilitou a popularização do jornal sensacionalista, o qual expunha em primeira página imagens e notícias de caráter extremamente violentos. Nessa ocasião, os jornais norte-americanos já eram bastante ilustrados e surgem, então, as histórias em quadrinhos - seção humorística do impresso que fez grande sucesso na época.

O pleno desenvolvimento da imprensa ianque, entretanto, era impedido pela enorme extensão territorial do país. Uma saída para tal dificuldade foi a criação de cadeias - agências que estendiam informações locais a nível nacional. As cadeias ianques lograram enormes sucessos com o controle de centenas de jornais, todavia a crise de 1929 abalou a economia nacional e vetou tal êxito. Surgiu, pois, um novo formato de jornal na tentativa de diminuir gastos - o tablóide, com metade do tamanho normal de uma folha e com menos número de páginas.

A Inglaterra, por sua vez, inovou produzindo jornais com uma maior variedade de assuntos; atendendo, assim, a um maior público. O jornal inglês passava a conter espaço para os acontecimentos do dia, notícias sobre esportes, informações de interesse feminino, manchetes na capa e um modelo de página melhor definido.

A França pós-industrialização passou a ter jornais de várias tendências, estilos e orientações. No âmbito da política, germinavam jornais de esquerda, de centro e de direita. Mas também faziam-se presentes jornais religiosos e monarquistas. Já a Alemanha não operou mutações muito relevantes. Apenas as suas folhas ganharam uma paginação mais arejada, com um conteúdo mais rico e variado.

É bem verdade que desde a gênese do jornalismo, a censura sempre existiu, mas foi durante a I Guerra Mundial, que os jornais passaram a viver sobre um regime de censura ferrenha. Os impressos que não obedecessem às regras dos censores eram apreendidos e, inclusive, suspensos. As informações sobre a guerra eram obtidas por intermédio de oficiais militares que controlavam o que devia ser repassado ou não. Apenas no terceiro ano da guerra, os jornalistas foram autorizados para ir à frente da batalha, podendo colher, assim, informações in loco.

Na II Grande Guerra, os jornais já disputavam a atenção do público com o rádio e a televisão. Fato este que conferiu uma adaptação do jornal escrito à nova situação vigente. De agora em diante, as campanhas publicitárias, tímidas no século passado, começariam a ocupar maior lugar de destaque nos impressos, a fim de manter o equilíbrio econômico do periódico. A imprensa passava, desde então, a assumir, cada vez mais, uma postura empresarial como única forma de permanecer existindo.



Cronologia da imprensa escrita mundial

59 a.C. - Surge e, Roma o primeiro noticiário o Acta Diurna.

1438 - 1440 - O alemão Johann Gutenberg inventa a tipografia. Sua prensa usa tipos móveis de metal em relevo que retêm a tinta, tornando possível a reprodução de um texto com base na impressão dos mesmos caracteres.

1632 - Lançamento do jornal francês Gazzete de France, considerado o primeiro semanário impresso no mundo.

1645 - A Academia Real de Letras da Suécia promove o lançamento do sueco Post Och Inrikes Tidningar, o mais antigo jornal em circulação no mundo.

1663 - 1665 - Impressão das primeiras revistas do mundo: a alemã Erbauliche Monaths Unterredungem, a francesa Journal des Sçavans e a inglesa Philosopical Transation.

1702 - Começa a circular o primeiro jornal diário do mundo, o inglês Daily Courant.

1731 - Lançamento da The Gentleman's, a primeira revista de entreteminento do mundo.

1758 - Lançamento do jornal espanhol Diário Noticioso.

1783 - Lançamento dos jornais diário norteamericanos Pennsylvania Evening Post e New York Daily Advertiser.

1788 - Fundação do jornal inglês The Times, o mais famoso do século XIX.

1789 - 1799 - No período da Revolução Francesa são lançados na Europa 1,5 mil títulos, que representam o dobro dos 150 anos anteriores.

1814 - O alemão Friedrich Koenig (1774 - 1833) cria a impressora a vapor, capaz de imprimir até 1,1 mil exemplares por hora. O jornal londrino The Times foi o primeiro a ser impresso com a nova técnica.

1818 - O francês Pierre Lorilleux (1788 - 1865) inventa a tinta para impressões, que garantiu qualidade gráfica e rapidez para as publicações.

1835 - É fundada na França a primeira agência de notícias do mundo: a Agência Havas, criada por Charles-Auguste Havas. Ela transmite via pombo-correio informações financeiras da bolsa de Valores de Londres

1836 - O jornal francês La Presse é o primeiro a publicar anúncios pagos.

1842 - A revista inglesa The Illustrated London News é a primeira revista a usar ilustrações.

1845 - O francês Jacob Worms (1800 - 1889) inventa a primeira máquina rotativa, pela qual a impressora é alimentada com rolos contínuos de papel (bobinas). No ano seguinte, o norte-americano Robert Roe aprimora o invento e aumenta a velocidade de impressão para 5 mil páginas por hora.

1851 - Lançamento do jornal The New York Times, nos Estados Unidos.

1854 - Lançamento do jornal francês Le Figaro.

1861 - O norte-americano Matthew Brady faz o primeiro trabalho de fotojornalismo na Guerra Civil Americana.

1877 - Lançamento do jornal The Washington Post, nos EUA.

1880 - A primeira fotografia publicada pela impensa surge no jornal Daily Herald, nos Estados Unidos.

1884 - O alemão Ottmar Mergenthaler (1854 - 1899) inventa a linotipo, uma máquina para composição e fundição de caracteres que torna obsoletos os tipos móveis alinhados manualmente. O alinhamento mecânico permite a impressão numa velocidade seis vezes maior. Final do século XIX - A imprensa escrita sofre permanentes mudanças tecnológicas, principalmente na parte gráfica. A impressão em cores e a rotogravura (processo destinado à tiragem em prensa rotativa, que possibilita a gravação direta do cilindro de cobre) proporcionam mais qualidade às publicações.

1903 - Fundação do jornal inglês Daily Mirror.

1906 - O alemão Casper Herman constrói a primeira máquina offset, método de impressão que transfere caracteres ou imagens para o papel por meio de um cilindro de borracha.

1912 - O russo Lênin funda o jornal Pravda. A publicação circula até 1992 e chega a alcançar uma tiragem de 10 milhões de exemplares.

1923 - Lançamento da revista semanal norte-americana Time. A cobertura sistemática dos acontecimentos internacionais influencia revista do mundo inteiro.

1932 - O francês Henri Cartier-Bresson inicia carreira fotográfica, tornando-se o mais influente fotojornalista de sua época.

1936 - Começa a circular a revista ilustrada de informação norte-americana Life.

1944 - Fundação dos jornais franceses Le Monde e Libération.

1947 - Lançamento da revista semanal alemã Der Spiegel. Década de 50 - A fotocomposição é introduzida na maioria dos jornais e revistas. Os textos e as fotos são produzidos em papel cuchê, montados a mão (past-up) e fotografados (fotolito).

1953 - Fundação do semanário francês L'Express, que leva ao grande público assuntos políticos, financeiros e econômicos.

1968 - O tablóide britânico Daily Mirror torna-se o jornal de maior circulação no Ocidente.

1972 - 1974 - Bob Woodward e Carl Bernstein publicam o escândalo Watergate no Washington Post.

Década de 80 - Com a informatização das empresas jornalísticas, todas as etapas da produção se tornam, digitalizadas. Os textos são elaborados em computador e a editoração eletrônica substitui a fotocomposição. Nesse novo processo, as páginas também são diagramadas no computador e o fotolito é gerado do arquivo eletrônico.

1988 - A Agência de notícias France-Warner, maior conglomerado de mídia do mundo.

1989 - Formação da Time-Warner, maior conglomerado de mídia do mundo. Década de 90 - O sistema filmless (sem filme) possibilita a gravação diretamente no cilindro de impressão por meio de impulsos eletrônicos transmitidos pelo computador, eliminando a utilização do fotolito. O filmless permite também a impressão de uma publicação em diferentes localidades simultaneamente.

1992 - Primeira edição do The New York Times in Review.

1997 - O Museu da Notícia é inaugurado em Washington (EUA). É o primeiro no mundo dedicado exclusivamente à notícia.

1997 - A morte da princesa Diana num acidente de carro em Paris, enquanto fugia de fotógrafos (conhecidos como paparazzi), acirra a discussão a respeito da ética dos meios de comunicação e do direito à privacidade .


8 comentários:

Anônimo disse...

Pessoal, coloquem as fontes de onde vieram os textos, referência bibliográfica, a própria internet, etc... Arrume, a cor do lado "direito" porque não está dando leitura.

Carmen

Kelma Jucá disse...

Isso mesmo. Concordo com Carmem. O texto corrido é de minha autoria. Podem até dilvugá-lo, mas desde que tenha a fonte. Kelma Jucá
Contato: kelmajuca@yahoo.com.br

Kelma Jucá disse...

Isso mesmo. Concordo com Carmem. O texto corrido é de minha autoria. Podem até dilvugá-lo, mas desde que tenha a fonte. Kelma Jucá
Contato: kelmajuca@yahoo.com.br

Let the games begin disse...

Muito bom e muito interessante, valeu mesmo Kelma, vou utilizar trechos do seu texto para complementar um trabalho de filosofia ;)
claro.. sem esquecer de citar seu blog como fonte ;D

Anônimo disse...

that anyone getting even an ounce would be showered with immense [url=http://www.abacusnow.com/beatsbydre.html]http://www.abacusnow.com/beatsbydre.html[/url] have always admired nicely dressed men. No man can deny the [url=http://www.abacusnow.com/beatsbydre.html]beats by dre[/url] several times in the movie, as well as Jack accessories and tools. [url=http://www.abacusnow.com/michaelkors.html]Michael Kors outlet[/url] hanging as paper on walls, even as plastic candy collectors for
The Devil pled for release, and clever Jack only decided to let [url=http://www.abacusnow.com/nfl.html]Discount NFL jerseys[/url] decayed jack o lanterns from high places and watching the [url=http://www.abacusnow.com/michaelkors.html]http://www.abacusnow.com/michaelkors.html[/url] with very high stakes, you will be surprised to read this. It [url=http://www.abacusnow.com/jpmoncler.htm]モンクレール ベスト[/url] down inside of a glass holder. This set up is used for medium
is plugged in, the power outlet transmits a wireless signal from [url=http://www.abacusnow.com/nfl.html]Cheap nfl jerseys[/url] was withdrawn by the ruling Crown. Jack Smatt took advantage of [url=http://www.abacusnow.com/jpchanel.htm]chanel財布[/url] opportunities to catch a quick game or two of black jack, such [url=http://www.abacusnow.com/jpmoncler.htm]monclerモンクレール[/url] programs utilized provide the player with visual and audio

Anônimo disse...

ideas into the software world. We are lucky to have with us today hollister online shop upcoming tournaments for the coming month. You can even register nike dunk low liberties in our own hands. If we homeschool well, our freedoms isabel marant boots in our increasingly sedentary lifestyle, wed rather buy it than
fruits and veggies as is possible. Your juicer having a greater ルイヴィトン 財布 computer or internet appliance. In this edition of Air Isabel Marant Green and Jacks Boutique is an expert in creating one-of-a-kind nike シューズ of mens shirts. Green and Jacks bespoke shirts are made from
essential part of a pirate life that any lack of availability http://www.abacusnow.com/michaelkors.html most well-accepted fashion trends of all. Popularity of jeans http://www.abacusnow.com/beatsbydre.html says the name of one or the other member of the couple, he looses nike スニーカー a chilling portrayal of a man who thought he was bulletproof,

Anônimo disse...

Gostei, poderia ser um pouco mais fácil o texto e ter imagens!!!

Obrigadaaa

Anônima!

Anônimo disse...

Adorei! Era tudo o que eu queria saber. Essas informações foram úteis para o meu trabalho. Parabéns!!